segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Bobath no tratamento da Esclerose Múltipla


>




 


A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante caracterizada pela destruição da bainha de mielina no sistema nervoso central, promovendo alterações na condução do impulso nervoso, e consequentes sinais e sintomas dependendo da região atingida. O curso e o quadro clínico desta doença podem trazer para o paciente grandes dificuldades físicas e psicológicas, sobretudo quando há espasticidade.

A espasticidade é uma alteração motora caracterizada por uma hiperatividade do reflexo miotático, diretamente relacionada à velocidade de estiramento do músculo e secundária à lesão do neurônio motor superior, tendo como causa principal, um desequilíbrio na modulação dos neurônios motores alfa e gama, levando a dificuldades funcionais e complicações secundárias. O comprometimento dos tratos piramidais ou do córtex motor na EM apresentar sinais e sintomas da síndrome do neurônio motor superior, como: espasticidade, paresias, reflexos exagerados, espasmos flexores e extensores involuntários, clônus e sinal de Babinsk. A fraqueza muscular vai desde leves paresias, até paralisias totais de membros que se inicia, ou é mais evidente, nos inferiores. A espasticidade, que é comum, ocorre em 90% dos casos de EM

Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.

Os pontos para a avaliação de paciente com EM são: alterações no tônus muscular; cognição; comportamento afetivo; sensibilidade; visão; dor; nervos cranianos; amplitude de movimento; postura; fadiga; motricidade; marcha e equilíbrio; capacidade aeróbica; alterações cutâneas; funcionalidade; e qualidade de vida

O tratamento cinesioterapêutico, através do Conceito Bobath apresenta uma visão global do ser humano e tem como objetivos inibir os movimentos patológicos e influenciar os normais, promovendo uma melhora na funcionalidade, reduzindo a espasticidade e favorecendo movimentos automáticos e voluntários pré-funcionais.

No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. É extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.

O Bobath consiste em movimentos passivos e ativos, onde apenas estes oferecem sensações para que o paciente aprenda os movimentos voluntários. Dentre as indicações para o método estão: melhorar o controle postural e a simetria corporal, alongar músculos, dar maior propriocepção articular, adequar o tônus muscular, estimular reações de proteção e de equilíbrio, realizar a dissociações de cinturas e aprimorar a deambulação

O tratamento com o Bobath varia de acordo com a condição em que o paciente se encontra, flácido ou espástico. Para ajudar o paciente a realizar o movimento normal o fisioterapeuta mantém um contato manual através dos pontos chaves, que geralmente encontram-se próximos a união dos esqueletos apendicular e axial, a fim de facilitar o estímulo aferente normal e o tônus postural, tendo como conseqüência os padrões de movimentos normais

O Conceito Bobath pode ser indicado como um recurso para o controle da espasticidade, contribuindo para a melhora dos portadores de esclerose múltipla, pois mantêm as habilidades existentes e retardam complicações secundárias por um maior tempo.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário