segunda-feira, 14 de março de 2016

Como atua o profissional no Conceito Bobath


>






O Conceito Bobath, é um método especializado, constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Alemão Dr Karel Bobath e de sua esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa

O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.

O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os Movimentos normais não podem ser obtidos, se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. O objetivo do tratamento é ajudar o individuo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

O terapeuta que trabalha com o Conceito Bobath deve avaliar as razões pelas quais o indivíduo, adulto ou criança, apresenta dificuldades para realizar essas funções. Essa avaliação se baseia no estudo e na percepção dos movimentos normais. O terapeuta, então, elabora e planeja estratégias de tratamento com objetivo de melhorar a funcionalidade do indivíduo. As estratégias aplicadas são avaliadas a cada sessão e durante todo o tratamento, sendo constantemente modificadas de acordo com as reações e respostas individuais. Utilizam-se as atividades diversificadas nas quais os movimentos "corretos" são repetidos com pequenas variações, promovendo, assim, a "nova" memória motora. Apesar de o foco primário desta abordagem ser melhorar a qualidade das posturas e dos movimentos e, assim, facilitar as experiências de movimentos "normais", o Conceito Bobath está aberto aos resultados das pesquisas atuais e, por isso, inclui o processamento das sensações na sua prática (Teoria Sistêmica).

Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo de Terapia Manual? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário