quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como funciona o conceito Bobath


>





http://institutodefisioterapiadradamaris.com/uploads/images/physical-therapy-down-syndrome-baby-swing-treadmill-exercise-copy1-640x360.jpg

Como surge uma técnica manual que é usada por milhares de profissionais: Depois de muito estudo, pesquisa, experimento, pacientes atendidos? O Conceito Bobath, que foi constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Dr Karel Bobath e de Sua Esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa.Pouco tempo, muito tempo?

O método Bobath é também conhecido como tratamento neuroevolutivo e fundamenta-se no reconhecimento de dois fatores: a interferência na maturação normal do cérebro pela lesão, levando a atraso ou ao impedimento de alguns ou de todos os aspectos do desenvolvimento; a presença de padrões anormais de postura e de movimento, devido à liberação da atividade postural reflexa anormal, ou à interrupção do controle normal dos reflexos de postura e movimento.

A abordagem Bobath tem por objetivo inibir os padrões da atividade reflexa anormal e facilitar padrões motores mais normais como uma preparação para uma maior variabilidade de habilidades funcionais.

Muitas técnicas de inibição, facilitação e estimulação dentro do conceito Bobath foram desenvolvidas e podem ser adaptadas a qualquer tipo de paciente. Essas técnicas têm que ser ajustadas às necessidades individuais do paciente, baseadas em uma avaliação completa e detalhada e em frequentes reavaliações.

O tratamento da atividade reflexa postural anormal pela inibição é combinada em muitas maneiras com a facilitação e a estimulação de movimentos mais normais. Isso é feito usando técnicas especiais de manuseio da criança, e pela condução de respostas, de uma forma que estimule e desenvolva padrões de ajustamento ao movimento mais normais.

No tratamento não é permitido ao paciente realizar movimentos e atividades no modo anormal ou com esforço excessivo. Ele é preparado para atividades funcionais recebendo padrões motores necessários para essas funções e trabalhando a habilidade funcional específica.

Dessa forma, a modificação de padrões posturais anormais, aumentam a possibilidade de mover-se com maior facilidade, diminui o esforço (gasto energético), pode aumentar a amplitude de movimento, facilita o ganho de experiências sensório-motoras, aumentando assim seu repertório de habilidades funcionais.

As técnicas fundamentais do método Bobath são os pontos-chaves e as técnicas de estimulação tátil proprioceptivas (placing, holding,suporte de peso com ou sem pressão, tapping). Essas técnicas devem ser usadas em combinação ou isoladamente, dependendo das necessidades do paciente, podendo ser usadas alternadas ou simultaneamente.

Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo de Terapia Manual? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário