quarta-feira, 13 de março de 2019

O método Bobath usado na Unidade de Terapia Intensiva


>







Devido à imaturidade neurológica e respiratória desses recém-nascidos prematuros, o atendimento fisioterápico não é um acréscimo no tratamento, mas uma necessidade em uma UTI Neonatal.

A função do fisioterapeuta na UTI neonatal é ajudar a favorecer o término da maturação desses sistemas. Além disso, deve prevenir e atenuar as alterações respiratórias e, por meio da própria hospitalização, realizar a manutenção, normalização e estabilização dos padrões motores, também estimulando e acompanhando o Desenvolvimento Neuropsicomotor desses prematuros.

para reabilitar os pacientes nessas condições, o tratamento fisioterápico inclui uma série de métodos e aparelhos específicos para esse público. A Fisioterapia Respiratória, por exemplo, tem um arsenal de técnicas de desobstrução e reexpansão pulmonar que objetivam deixar as vias aéreas pérvias, facilitando a ventilação, perfusão e difusão pulmonar, adequando as trocas gasosas. Além disso, os recém-nascidos contam com a ajuda do ventilador mecânico, Oxigênoterapia e Aerosolterapia para a manutenção dessas trocas gasosas.

Acesse o blog da Fisioterapia

Já a Fisioterapia Motora ajuda a manter um desenvolvimento neuropsicomotor adequado com o objetivo de minimizar um possível atraso motor. Ela previne ou até mesmo inibe padrões e/ou desvios patológicos e estimulação sensório motora, normaliza o tônus muscular e previne deformidades articulares. Para isso, utilizamos técnicas de posicionamento, cinesioterapia, Bobath e proprioceptivas.

Dessa forma, algumas das principais manobras realizadas pelo fisioterapeuta nesse ambiente são as de desobstrução e reexpansão pulmonar, aspiração traqueal, reeducação tóraco abdominal, posicionamento, estimulação sensório motora, Bobath, cinesioterapia, estimulação visual.

Com o Bobath, tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos   passivos. O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários (quando a maturação permitir), a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

O método Bobath nas doenças neuromusculares pode atuar nos sentidos de: aumentar o tônus postural, trabalhar o controle e alinhamento de cabeça e tronco, trabalhar problemas relacionados a atividades funcionais, orientar pais e cuidadores quanto ao posicionamento e manipulação, conseguir atividades contra a gravidade, usar estimulações apropriadas, etc.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário