terça-feira, 28 de abril de 2020

Bobath e as especialidades da Fisioterapia


>




 http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/images/17/Bobath.jpg

O Conceito Bobath  utiliza-se dos seguintes equipamentos: bolas bobath, rolos, andadores, prancha de equilíbriopropriocepção, talas extensoras de membros superiores e inferiores, órteses suropodálicas, stand in tables, espelho, etc.

Geralmente, como é uma técnica terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas, duas especialidades dentro da Fisioterapia costumam usar mais esse método, a Fisioterapia na Pediatria e a Fisioterapia na Neurologia.

O Tratamento inclui técnicas de inibição, facilitação e estimulação. Essas técnicas são ajustadas frequentemente de acordo com as necessidades de cada um dos pacientes atendidos. Os objetivos dessas técnicas são diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

A indicação de cada equipamento e de cada técnica que envolve o conceito bobath depende do diagnóstico, do comprometimento neuropsicomotor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente que são atendidos pela Fisioterapeuta.

O objetivo é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si.

Publicado em 07/01/16 e revisado em 28/04/20


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário