quinta-feira, 16 de julho de 2015

Objetivos do Fisioterapeuta que trabalha com Bobath


>




http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/images/17/Bobath.jpg

O conceito de Bobath é uma abordagem ao tratamento do paciente neurológico que vem sendo desenvolvida no Reino Unido desde a década de 50 do séc. XX e hoje aplicada em todo mundo.

O terapeuta que trabalha com o Conceito Bobath deve avaliar as razões pelas quais o indivíduo, adulto ou criança, apresenta dificuldades para realizar essas funções. Essa avaliação se baseia no estudo e na percepção dos movimentos normais. O terapeuta, então, elabora e planeja estratégias de tratamento com objetivo de melhorar a funcionalidade do indivíduo. As estratégias aplicadas são avaliadas a cada sessão e durante todo o tratamento, sendo constantemente modificadas de acordo com as reações e respostas individuais. Utilizam-se as atividades diversificadas nas quais os movimentos "corretos" são repetidos com pequenas variações, promovendo, assim, a "nova" memória motora. Apesar de o foco primário desta abordagem ser melhorar a qualidade das posturas e dos movimentos e, assim, facilitar as experiências de movimentos "normais", o Conceito Bobath está aberto aos resultados das pesquisas atuais e, por isso, inclui o processamento das sensações na sua prática

O fisioterapeuta com formação em Bobath pode facilitar a integração sensorial e a realização da atividade com uma correta coordenação inter-muscular. O objetivo, é permitir a reaquisição do máximo de funcionalidade de cada paciente, de uma forma sustentável, não apoiando a aquisição de compensações que possam ser evitáveis, e que a longo prazo se tornam fonte de novos problemas.

Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo de Terapia Manual? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário