terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bobath em bebês


>





Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas. Tudo começou como parte do trabalho de Berta (fisioterapeuta) e Dr. Karel Bobath (neuropediatra) nos anos 1940-50 desenvolvido inicialmente a partir de experiências clínicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.

A interação entre o paciente, a equipe interdisciplinar, a família e/ou as pessoas que o cuidam permitem uma intervenção apropriada ao longo das 24 horas do dia.

· Variar posturas · Aumentar o controle sobre esta postura

· Simetria do corpo

· Alongamento

· Propriocepção

· Aumentar ou diminuir tônus muscular

· Estimular reação de proteção e equilíbrio

· Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas;

· Suporte de peso para as mãos

· Trabalhar as rotações do tronco

· Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha;

É aplicado no tratamento precoce de bebês abaixo de um ano, antes que se estabeleçam desordens de postura e movimentos, que em muitos casos podem ser evitadas. O tratamento inclui movimentos ativos e passivos. É uma técnica de reabilitação neuromuscular, que usa reflexos e estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, preparando para os movimentos funcionais.




Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo de Terapia Manual? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário