quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Estimulação infantil através do método Bobath


>




Conceito de Tratamento Neuroevolutivo-Bobath | Clínica Cauchioli


O avanço da medicina tem permitido que crianças prematuras, de até 25 semanas de gestação, sobrevivam. Entretanto, por não terem passado tempo suficiente na barriga da mãe para se desenvolver, essas crianças podem apresentar danos neurológicos que refletirão na parte motora. Por isso, deverão ser estimuladas para apresentar um desenvolvimento motor próximo do normal.

Entre as técnicas de reabilitação neuromuscular está o método Baby Bobath, que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora. Este método se baseia em manipulações da criança que estimularão o desenvolvimento motor normal da cabeça e do tronco, braços, mãos, pernas e pés, ajudando na prevenção de deformidades e no relaxamento da criança.

O resultado irá depender bastante do grau da lesão da criança. Quanto mais leve a lesão, o desenvolvimento é mais próximo ao de uma criança normal, sendo que essa criança pode desenvolver praticamente todas as atividades de uma criança normal.

A estimulação através do método Baby Bobath proporciona à criança acompanhar a escala neuroevolutiva. O ideal é fazer uma estimulação precoce para que a criança desenvolva a parte cognitiva, que permitirá que ela possa acompanhar as demais crianças na escola.

Ela ainda lembra que o estímulo dos pais é fundamental. É importante que os pais estimulem a criança, deixando-as no chão e colocando objetos que atraiam o interesse para que ela possa se movimentar em busca destes objetivos.

Publicado em 12/04/13 e revisado em 29/10/20


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário